sexta-feira, 27 de junho de 2008

Meu Presente de Aniversário - AMEI



Se eu pudesse viver minha vida novamente...‏

"A vida é feita de perdas. Fiquei comovido, dia atrás, vendo fotos dos meus filhos quando eles eram meninos.
Aquele tempo passou. Aquela alegria mergulhou no rio do tempo. Não volta mais. Há, assim, um trágico que não está ligado a "eventos trágicos". Está ligado à realidade da própria vida. Tudo o que amamos, tudo o que é belo, passa.
Mas é precisamente desse sentimento que surge uma coisa maravilhosa, motivo de riqueza espiritual: a arte. Os artistas são feiticeiros que tentam paralisar o crepúsculo. Eternalizar o efêmero. Todas as vezes que ouço aquela música ou leio aquele poema, o passado ressuscista. A beleza da arte nasce da tristeza. Se não houvesse tristeza, não haveria arte."

"Plantei árvores, tive filhos, escrevi livros, tenho muitos amigos e, sobretudo, gosto de brincar. Que mais posso desejar? Se eu pudesse viver minha vida novamente, eu a viveria como a vivi porque estou feliz como estou."

"Para isto caminhamos a vinda inteira: para chegar ao lugar de onde partimos. E, quando chegamos, é a surpresa. É como se nunca o tivéssemos visto. Agora, ao final de nosas andanças, nossos olhos são outros, olhos de velhice, de saudades."

(Rubem Alves)

Nenhum comentário: